O PRINCIPEZINHO -
Teatro Musical por Jangada Teatro. Comemoração do Dia Mundial da Criança.
Horário das Sessões: 15H00 e 21H30
SINOPSE
Quando Antoine de Saint-Exupéry, escritor e ilustrador, apaixonado pela mecânica e pela aviação, escreveu “O Principezinho” estava de longe de prever a força ecuménica da sua obra. Autor de inúmeros artigos sobre a guerra desenvolveu em “O Principezinho” uma narrativa que na sua camada mais profunda exponencia o apreço pela vida. Valores como a perda, a amizade e o amor são apresentados de forma ingénua e simples, mas acessível e desarmante para crianças e adultos. A dramatização da obra de Saint-Exupéry tem sido disseminada um pouco por toda a parte. A presente criação aposta numa dimensão de espetáculo musicado, em que a expressão do texto, além de dito, é também cantado. A música reforçará a leveza poética de uma obra que, rivalizando até com a própria Bíblia, tem sido das mais editadas e representadas em todo o mundo.
O ESPETÁCULO
A obra de Saint-Exupéry potencia uma grande versatilidade da narrativa e do imaginário, proporcionando um desenvolvimento visual adequado à contemporaneidade. Por isso mesmo, perante a sugestão visual que o autor propicia (ele próprio ilustrador da sua história) em relação ao deserto, aos asteroides, cometas e planetas, haverá um diálogo entre a projeção vídeo do universo e a cenografia que harmoniza e materializa os asteroides no espaço cénico. Na procura/viagem que O Principezinho faz pelos diferentes planetas encontra a diversidade das personagens acantonadas e sós. E para cada uma dessas personagens haverá uma música, elemento também distintivo de cada situação. A plasticidade, a interpretação e a conceção musical, cada uma enriquecerá o espetáculo, mostrando que uma parte do jogo teatral é para a criança e outra para o adulto. Sabendo também equacionar que há adultos que querem a visão da criança e crianças que querem ser tratadas como adultas. Estaremos assim a proporcionar ao espectador um espetáculo com múltiplas camadas.
FICHA ARTÍSTICA
Texto | Antoine Saint-Exupéry
Encenação, Adaptação e Espaço Cénico | Xico Alves
Interpretação | Daniel Silva, Filipe Gouveia, Rita Calatré e Vítor Fernandes
Música Original e Interpretação | Paulo Pires
Dramaturgia e Letras | Rita Calatré
Coreografia | Daniela Ferreira
Desenho de Luz e Som | Fernando Oliveira e Fred Meireles
Grafismo | Fedra Santos
Conceção Plástica e Cenografia | Fernando Moreira e Xico Alves
Figurinos | Paula Cabral
Lotação: 194 lugares sentados + 2 para pessoas com mobilidade reduzida
Reservas:
Os bilhetes devem ser levantados até 2 dias úteis após a reserva e 1 dia útil antes do espetáculo, até um máximo de 3 bilhetes por pessoa. As reservas podem ser efetuadas na bilheteira, pelo telefone ou por e-mail.
Info e reservas: (+351) 253 809 694 . E-mail: tgv@cm-barcelos.pt .
Exposição "A vida como ela é " de Lourdes Castro
2020-11-13 10:00
A Galeria Municipal de Arte tem patente até 18 de janeiro de 2021 a exposição "LOURDES CASTRO | A VIDA COMO ELA É", no âmbito do acordo de integração ...