Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Ferramentas Pessoais

Dia da Floresta Autóctone

2019-11-22 09:30 13:00
Entrada Livre

Para comemorar o Dia da Floresta Autóctone (dia 23 de Novembro), o Pelouro do Ambiente do Município de Barcelos, promove uma ação de plantação de árvores de espécies autóctones (espécies da nossa região) e lançamento de “bolas de sementes” no dia 22 de novembro, pelas 10h00 na freguesia de Areias de Vilar, no recinto das Lagoas de Caíde.

Esta ação, que contará com a participação de 134 alunos das Escolas Básicas de Arcozelo e de Fraião–Tamel S. Veríssimo, pretende sensibilizar toda a comunidade escolar e a população do concelho para a importância da floresta e alertar para o dever de todos em protegê-la.

A floresta autóctone – constituída por carvalhos, castanheiros, medronheiros, sobreiros, azinheiras, entre outras espécies, está mais adaptada às condições do solo e clima do nosso território, sendo por isso mais resistente a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies introduzidas, como por exemplo o eucalipto. É uma floresta também mais resiliente aos incêndios, que fustigam regularmente os territórios do sul da Europa.

A floresta é essencial ao equilíbrio ecológico e climatérico do nosso planeta, por isso cabe a todos nós, sem exceção, ter uma participação ativa na na sua gestão/preservação.


Oficina | Hortas Sénior

2019-10-14 16:45

O Pelouro do Ambiente, tem no seu plano de atividades de educação ambiental, uma oficina de “Hortas Sénior”. Esta oficina, tem como principal ...

Visita de Estudo | Resulima

2020-01-10 14:45

O Município de Barcelos promove visitas às instalações do aterro Sanitário do Vale do Lima e Baixo Cávado (RESULIMA - Valorização e Tratamento de ...

Visita de Estudo | ETA

2020-01-10 16:25

O Município de Barcelos promove visitas à Estação de Tratamento de Águas (ETA) em Areias de Vilar.