Enquadramento no programa curricular: História.
Objetivos Gerais: compreender a especificidade da sociedade portuguesa concelhia, distinguindo a diversidade de estatutos dos seus membros e as modalidades de relacionamento com o poder régio e os poderes senhoriais; reconhecer no surto demográfico do século XIII, na expansão agrária que o acompanhou e no paralelo desenvolvimento urbano, o desencadear de mecanismos favorecedores de intercâmbios de ordem local, regional e civilizacional.
Objetivos Específicos: identificar no urbanismo e na arquitetura a expressão de uma nova conceção do espaço, de carácter antropocêntrico; conhecer a afirmação do poder régio em Portugal como elemento estruturante da coesão do país concelhio e do país senhorial; compreender as atitudes e os quadros mentais que enformam a sociedade da época, distinguindo cultura popular de cultura erudita; desenvolver a sensibilidade estética através da identificação e apreciação de obras artísticas do período medieval.
Visita exploratória com interpretação do conjunto monumental conhecido por Centro Histórico de Barcelos e as ruas da antiga vila medieval; explicação da evolução da vila desde o foral de D. Afonso I; interpretação da formação do Condado de Barcelos e dos principais acontecimentos históricos associados aos diferentes monumentos (Paço dos Condes, Ponte Medieval, Igreja Matriz, Paços do Concelho, Largo do Apoio e Rua Direita; Torre Medieval e Campo da Feira).
Permanente
09 set. • 30 jun.
Centro Histórico
Condições de Participação
Garantir transporte até Barcelos. A realização da atividade está sujeita às condições climatéricas. Limitado a 52 participantes.
Marcações
arqueologia@cm-barcelos.pt (antecedência mínima de 15 dias).
Público-Alvo
Alunos do 10.º ano do Ensino Secundário.
Duração
Aproximadamente 1h30m.
Preço
Município de Barcelos - Arqueologia
Promotor
Partilhar nas redes