1º ciclo

Um sítio arqueológico na minha terra

10 set. • 30 jun. • Barcelos

Enquadramento no programa curricular: Estudo do Meio: à descoberta dos outros e das instituições; o passado no Meio Local (3.º ano);  o Passado no Meio Local; o Passado Nacional (4.º ano).

Objetivos Gerais: desenvolver e estruturar noções de espaço e de tempo, e identificar alguns elementos relativos à História e à Geografia de Portugal; reconhecer vestígios do passado local e valorizar o património histórico e cultural.

Objetivos Específicos: identificar os sítios arqueológicos existentes na localidade; conhecer os vestígios do passado local; reconhecer a importância do património histórico local.

Visita exploratória com interpretação de um sítio arqueológico ou monumento existente na proximidade da escola ou da comunidade educativa, a combinar caso a caso (povoados da Idade do Ferro; gravuras rupestres; igrejas; mosteiros; etc.), como forma de valorizar o património local de proximidade.  

Lista de sítios e monumentos visitáveis: Balneário Castrejo de Galegos, Santa Maria; Castelo de Faria, Gilmonde/ Milhazes; Convento de Vilar de Frades (Românico/ Gótico), Areias de Vilar; gravuras rupestres da Laje dos Sinais (arte pré-histórica), Carvalhas; Gravuras rupestres de Remelhe (arte pré-histórica), Remelhe; Igreja de Santa Maria de Abade de Neiva (Românico e Gótico), Abade de Neiva; Igreja de São Martinho de Balugães (Românico), Balugães; Ruínas do Mosteiro de Banho (Românico), Vila Cova.

Permanente

10 set. • 30 jun.

Barcelos

Público alvo

3º e 4º anos do 1º Ciclo 

Marcações

arqueologia@cm-barcelos.pt (mínimo 15 dias de antecedência).

Condições de participação

Garantir transporte até ao local. A realização da atividade está sujeita às condições climatéricas. Limitado a 52 participantes.

Preço

Gratuito

Município de Barcelos - Arqueologia

Promotor

Adicionar ao Calendário