Livros

Tertúlia Literária por Márcia Amorim e Eugénio Bezerra com moderação de Patrícia Sousa e Manuel Curado

16 mai. • 21h30 • Biblioteca Municipal

No próximo dia 16 de maio, às 21h30, a Biblioteca Municipal de Barcelos acolhe uma tertúlia literária com a participação dos autores Márcia Amorim e Eugénio Bezerra, e a moderação de Patrícia Sousa e Manuel Curado. Esta será uma oportunidade única para explorar os mais recentes livros dos escritores: "Há Vida no Luto", de Márcia Amorim, e "A Morte Nasceu Um Dia", de Eugénio Bezerra. Ambas as obras abordam temas profundos como o luto, a morte e a vida, oferecendo uma reflexão sobre a dor da perda e a possibilidade de transformação e renovação. Durante a sessão, os autores partilharão o processo criativo por trás de suas obras e discutirão como lidam com as emoções e os temas que exploram. O público terá a oportunidade de participar ativamente na conversa, enriquecendo a experiência com suas próprias reflexões e questões.

Os livros:

Há Vida no Luto, de Márcia Amorim

"Perder um ente querido, por mais doloroso que possa ser, faz parte da vida. Não há como o evitar. O luto é uma experiência profundamente difícil que, se não for trabalhada da melhor forma, deixa traumas. Deve ser vivido na sua plenitude, para que o passo seguinte seja exclusivamente o sentimento de saudade por quem partiu. Neste livro, Márcia Amorim, terapeuta do luto, aponta alguns caminhos para melhor lidar com a perda e fazer um luto saudável. Porque há vida no luto."  


A Morte Nasceu Um Dia, de Eugénio Bezerra

«Através de uma prosa poética carregada de emoção e sensibilidade, o autor presenteia-nos com uma obra que não apenas nos desafia intelectualmente, mas também toca a nossa alma e desperta as nossas mais profundas inquietações sobre a vida e a morte.» Prof. Doutor Rafael Supucaia - Consultor Editorial (In contracapa A Morte Nasceu um Dia). 

«Convocando um conhecimento histórico notável, Eugénio de Bezerra fez o que poderia ser considerado o documento de referência que atesta o conhecimento humano da morte no primeiro quartel do séc. XXI.» (Prof. Doutor Manuel Curado - Universidade do Minho).

«Com a sua escrita envolvente e poética, Eugénio de Bezerra presenteia-nos com uma obra que ficará gravada em nossos corações e mentes muito depois de virarmos a última página.» (Prof. Doutor Rafael Alem Melo Ferreira - Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDMS)/Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais).


Os autores:

Márcia Amorim

Licenciada em Serviço Social, é terapeuta do luto, especializada em Aperfeiçoamento do Processo de Luto, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e em Prevenção e Intervenção em Luto Prolongado, pelo Instituto de Psicoterapia Integrativa Relacional de Alba Payás, de Barcelona. É Conselheira de Luto pela Apelo e Sociedade de Estudos e Intervenção no Luto.

Foi diretora numa IPSS, onde acompanhou pessoas na iminência da finitude. Em 2015, fundou a Academia do Luto, onde dinamiza cursos certificados para profissionais que pretendam capacitar-se para intervir com pessoas enlutadas ou na iminência da morte. É professora e palestrante em instituições de ensino, de saúde e do sector social. Dá consultas a pessoas enlutadas em clínicas de saúde no norte do país e online, atendendo portugueses de todo o mundo. Na sua infância teve tanatofobia, fobia da morte. Hoje, ajuda quem está de luto. 


Eugénio Bezerra

Investigador no Centro de Estudos Africanos e no Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória", ambos na Universidade do Porto. Investigador/Parceiro da Uniting to Combat NTDs (Neglected tropical diseases). Doutorando no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho, na área da Geografia da Saúde. Mestre em Estudos Africanos, pelas Faculdades de Letras e de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Pós-graduado em Ciências Cognitivas e em Filosofia pela Universidade Católica de Braga. Licenciado em Geografia (ramo científico), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi aluno da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Foi aluno da Faculdade de direito da Universidade Católica do Porto. Foi cooperante no Malawi entre os anos de 1986 a 1988. Desde 1991 até ao presente dedica-se à docência e à investigação na área da saúde, da Geografia da saúde e às questões relacionadas com representações sociais e estereótipos. 


Os moderadores:

Patrícia Sousa

“Sempre fui uma menima mulher com a vida cheia — de trabalho, de ideias, de projetos, de pessoas e de abraços. Desde cedo soube o que queria: estudei o que desejava (Licenciatura em Comunicação na Universidade do Minho 1995-2000) e entrei no jornal onde sonhava trabalhar — O Comércio do Porto. Foi aí que começou a viver o sonho de ser jornalista. Dois anos depois, num gesto de coragem e escuta interior, despediu-se. Sem plano B. 

Rapidamente a vida abriu-me novas portas, e durante 19 anos fiz parte da equipa do jornal Correio do Minho, onde cresci, aprendi e deixei marcas. Mais tarde, passei ainda pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, como assessora de comunicação no Gabinete de Comunicação e Imagem. (…) “Estudei luto, procurei respostas, encontrei mentoras e mergulhei num processo de cuidado profundo. Inspirada pela minha própria história, larguei tudo mais uma vez — deixei o jornalismo e a assessoria de comunicação e ganhei um novo propósito: ajudar quem atravessa a dor da perda. Assim, nasceu o projeto O Amor Supera Tudo. Entrei na Academia do Luto, da professora Márcia Amorim. Especializei-me na área e continuo a aprofundar os meus conhecimentos em múltiplas vertentes.

Hoje: *Dinamizo workhops online e presencial em empresas e escolas com o objetivo de levar informação sobre o luto, ajudando as pessoas a compreenderem e a validarem o luto — seja o seu, seja o dos outros. *Guio peregrinos, que estão a vivenciar o luto, no Caminho de Santiago. *Eternizo histórias de vida de pessoas muito especiais que já morreram em livro.”


Manuel Curado

Dedica-se à Ética Biomédica, Filosofia da Mente, e à História das Ideias. Tem trabalhado os seguintes assuntos: história intelectual da língua universal e da tradução automática, o problema da consciência humana e da sua relação com o cérebro, as relações entre a ciência e a religião, estudos de história intelectual europeia e portuguesa, editor de obras de autores passados (nomeadamente o matemático José Maria Dantas Pereira, o lógico Edmundo Curvelo e outros), história da Psiquiatria e história da herança judaica portuguesa na Medicina e na Filosofia (nomeadamente, Isaac Samuda e Jacob de Castro Sarmento), e história das representações literárias da vida mental.

Professor da Universidade do Minho, Auditor de Defesa Nacional, Doutor cum laude pela Universidade de Salamanca, Mestre pela Universidade Nova de Lisboa. Formou-se pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa). Titular do Curso de Alta Direção para a Administração Pública (CADAP). Foi professor visitante em Moscovo, Rússia (MGIMO e MGLU) e em Pádua, Itália (Università degli Studi di Padova). 


Cartaz

maio

16 mai. • 21h30

Horário

21h30 / 23h30

Biblioteca Municipal

Preço

Gratuito

Município de Barcelos - Biblioteca Municipal de Barcelos

Promotor

Adicionar ao Calendário