Ambiente

Semana sobre Espécies Invasoras 2025: Portugal & Espanha

06 mai. • 31 mai. • Barcelos

O Município de Barcelos associa-se à “Semana sobre Espécies Invasoras 2025: Portugal & Espanha”, que decorre entre os dias 3 e 11 de maio, dando a conhecer algumas espécies de plantas invasoras mais comuns no concelho de Barcelos.


O que são espécies invasoras?

As espécies exóticas são animais, plantas e outros organismos que foram introduzidos por atividades humanas em novas regiões. As espécies exóticas invasoras são um subconjunto de espécies exóticas, que se reproduzem rapidamente e ocupam áreas extensas, sem a ajuda do Homem, com impactes negativos na natureza e nas pessoas.


Como é que as espécies invasoras nos afetam?

As espécies invasoras são uma das principais ameaças à biodiversidade a nível global (a 5.ª ameaça, de acordo com a IPBES – Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e serviços dos Ecossistemas), além de promoverem outros impactes significativos a nível ambiental, assim como a nível socioeconómico. As espécies invasoras ameaçam a biodiversidade, os ecossistemas naturais, a produção de alimentos, a saúde pública e afetam a própria economia do país: agem como predadores sobre as espécies nativas, competem pelos alimentos e pelo espaço, hibridizam com as espécies nativas, introduzem novos parasitas e afetam a atividade pecuária e agrícola.

Uma vez estabelecidas, as espécies invasoras são muito difíceis de eliminar e o seu controlo é muito dispendioso. Evitar a utilização e prevenir a expansão destas espécies é a melhor solução. O Decreto-Lei n.º 92/2019, de 10 de julho proíbe a detenção, a criação, o cultivo e a comercialização das espécies invasoras que constam da Lista Nacional de Espécies Invasoras.


O que cada um de nós pode fazer?

  • Aprender a identificar as espécies invasoras e NÃO as UTILIZAR.
  • Não transportar plantas e animais para fora dos locais onde são nativos.
  • Quando limpar o jardim ou terrenos de cultivo, não deitar restos de plantas exóticas na natureza.
  • Nunca libertar peixes e plantas de aquários, pássaros de gaiola, tartarugas, nenhum animal de estimação para a natureza.
  • Ao passear no campo ou viajar, verifique se as suas roupas, sapatos, bagagens, etc, não trazem sementes ou outros propágulos de plantas invasoras.
  • Ajude a mapear as plantas invasoras em Barcelos em: https://www.biodiversity4all.org/projects/biobarcelos

Mais informação: http://invasoras.pt/

Cartaz

Permanente

06 mai. • 31 mai.

Barcelos

Município de Barcelos - Divisão de Ambiente e Recursos Naturais

Promotor

Adicionar ao Calendário