Gastronomia

Semana Gastronómica do Galo e Fim de Semana dos Rojões e das Papas de Sarrabulho à Moda de Barcelos

20 mar. • 29 mar. • Restaurantes do concelho

A Semana Gastronómica do Galo, em que estão inseridos dois fins de semana gastronómicos, o do Galo (20 a 22 de março) e o dos Rojões e das Papas de Sarrabulho à Moda de Barcelos (27 a 29 de março), tem na sua génese três pratos identitários da gastronomia barcelense, que levam à mesa não só a iguaria tradicional, mas toda a sua história, devoção e saber.

De 20 a 22 de março, os restaurantes de Barcelos dedicam este primeiro fim de semana ao grande ícone da região, o Galo de Barcelos. Não só figura de barro, este é também apresentado à mesa na sua forma gastronómica mais tradicional, “à Moda de Barcelos”, ou seja, recheado assado e acompanhado com batatas e arroz. Mas também pode usufruir do arroz pica no chão, galo estufado, ou galo à Primavera acompanhado com o tradicional arroz de merendeiro.

No segundo fim  de semana, de 27 a 29 de março, os Rojões e as Papas de Sarrabulho à Moda de Barcelos são levados à mesa nos 46 restaurantes participantes.

O programa de animação começa no dia 21 de março (sábado), às 8h30, com o trilho “PR6 BCL – No trilho do Monte da Franqueira” que dá a conhecer um dos grandes pontos de visita do concelho e de grande valor patrimonial e natural, o Monte da Franqueira. No mesmo dia, às 10h30, segue-se a arruada pelo Grupo de Danças e Cantares “As Gamelinhas de Palme”, no centro histórico de Barcelos.

No dia 27 de março (sexta-feira), partilhe saberes e sabores nas Conversas Vínicas, a ter lugar no Museu de Olaria, pelas 19h.

No dia 28 de março (sábado), pelas 10h30, o Rancho Folclórico de Santa Eulália de Oliveira irá fazer uma arruada pelo centro histórico de Barcelos. Encerrando o programa de animação, às 14h, irá realizar-se a Rota do Vinho e da Vinha, com a visita a um produtor de Barcelos, a Quinta da Pegadinha, em Chorente.

Restaurantes Aderentes: Abel Martins (Várzea), Alma dos Reis (Igreja Nova), Arcos na Praça (Barcelos), Atina Restaurante (Várzea), Ávila (Vila Seca), Babette (Barcelos), Bagoeira (Barcelos), Belchior (Campo), Belo Horizonte (Rio Côvo Sta. Eulália), Bom Gosto (Arcozelo), Brasa Doce (Monte de Fralães), Casa da Cocheira (Fragoso), Casa Eduardo (Milhazes), Casa Lourenço (Areias S. Vicente), Casa Sêmea (Arcozelo), Chuva (Barcelinhos), Dom Carlos (Silva), Dom Gallo (Barcelos), Faty Ferros (Arcozelo), Furna (Barcelos), Galliano (Barcelos), Gosto Muito (Barcelos), Manjar das Estrelas (Várzea), Maria de Medros (Barcelinhos), Melinha (Viatodos), Muralha (Barcelos), Os Mouros (Arcozelo), Pedra Furada (Pedra Furada), Restaurante Barro – Solar de Vila Meã (Silveiros), Restaurante NuSal (Barcelinhos), Restaurante O Ás (Barcelos), Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde), Restaurante Pérola (Barcelos), Rústico (Mariz), Solar das Fontes (Várzea), Sonho do Cávado (Manhente), Taberna do Armindo (Remelhe), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo), Taberninha O Chico (Perelhal), Tasquinha do Cândido (Rio Côvo Sta. Eulália), Tasquinha O Telheiro (Viatodos), Terraço dos Petiscos (Vila Boa), Três Marias (Barcelos), Tropical (Várzea), Vera Cruz (Barcelos). 

Permanente

20 mar. • 29 mar.

Restaurantes do concelho

Município de Barcelos - Turismo

Promotor

Adicionar ao Calendário