Exposições

Paisagens: o olhar de Adriano Falcão

17 abr. • 20 jun. • Espaço Cultura

Adriano Macedo Falcão nasceu a 16 de outubro de 1954, em Galegos Santa Maria, no concelho de Barcelos, residindo atualmente em Manhente.

Desde a infância que o fascínio pela pintura começou a ganhar forma. Foi nos primeiros anos de escola que descobriu o gosto pelo desenho. Na altura, fazia desenhos a lápis de cor, referindo especialmente o trabalho que deu início ao seu percurso artístico: uma reprodução da Ponte de Santa Clara, em Coimbra, inspirada numa imagem de livro da 3. ou 4. classe. Essa paixão rapidamente se transformou numa competição saudável entre colegas, o Evangelista Sardinha e o José Torres. Frequentemente, faziam desenhos na escola, que eram expostos na sala de aula, permanecendo em exibição durante vários anos. Aos dez anos, comprou as minhas primeiras tintas a óleo, embora nunca as tenha utilizado. Apesar disso, o gosto pela pintura acompanhou-o ao longo da vida, mesmo enquanto exercia a profissão de ceramista. Aos sessenta e cinco anos, decidiu aprofundar esta vocação e procurar orientação especializada.

Em 2022, começou a ter aulas com o professor Davide Bastos, em Esposende, atualmente, continua a aperfeiçoar a sua técnica sob a sua orientação, no seu atelier na Póvoa de Varzim. Posteriormente, em 2023, passei também a frequentar a Universidade Sénior de Barcelos, tendo aulas com o professor Toninho Cunha. A pintura deixou de ser um passatempo para se transformar numa verdadeira realização pessoal, permitindo concretizar um sonho de criança.

Permanente

17 abr. • 20 jun.

Horário

Segunda a sexta-feira: 9h às 17h00

Espaço Cultura

Rua Rogério Calás de Carvalho, 14

Preço

Entrada Gratuita

Município de Barcelos - Departamento de Cultura, Turismo, Juventude e Desporto

Promotor

Adicionar ao Calendário