Exposições

"Livros proibidos durante o Estado Novo" e "Silenciados. Os livros que não podiam ser lidos"

19 abr. • 22 jun. • Biblioteca Municipal

No âmbito do programa de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril em Barcelos, serão inauguradas, dia 19 de abril, pelas 18h00, as exposições “LIVROS PROIBIDOS DURANTE O ESTADO NOVO”, da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e “SEILENCIADOS. OS LIVROS QUE NÃO PODIAM SER LIDOS”, da Biblioteca Municipal de Barcelos.

Interligadas pela temática da censura à edição durante o período do Estado Novo, com entrada livre, poderão ser visitadas de 19 de abril a 22 de junho.


1. “LIVROS PROIBIDOS DURANTE O ESTADO NOVO” | Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

Exposição documental e interativa sobre livros e autores censurados durante o Estado Novo, permite ao visitante, através do Código QR impresso nos painéis e nas faixas dos livros, ter acesso à informação textual sobre o processo de censura daquela obra e poder ouvir o despacho que a proibiu e/ou um excerto do texto.


A CENSURA COMO PRÁTICA DE LEITURA

“Quando pensamos em livros proibidos pensamos na limitação à liberdade de pensamento e de circulação de palavras e ideias, por um lado, e nas estruturas políticas dos Estados que vigiam e licenciam as publicações, por outro. Certas ideias não podem circular porque ameaçam a ordem instituída, seja uma determinada ordem política e social, seja uma certa ordem mental e verbal do pensável e do dizível.

A censura tomou muitas formas ao longo da história. «Livros Proibidos Durante o Estado Novo» oferece-nos uma pequena amostra de livros censurados de autores portugueses durante aquele período. Ao cruzar edições fac-similadas das publicações originais com as apreciações dos censores, esta exposição tem um duplo objetivo pedagógico: dar a conhecer a história social e política através das obras censuradas e permitir observar a censura como prática de leitura documentada nos próprios pareceres que justificam a proibição.

Ao associar-se ao Plano Nacional das Artes e à Rede Nacional de Bibliotecas Escolares nesta iniciativa, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra contribui para a disseminação da história do livro no espaço público e para o conhecimento da história portuguesa do século XX. Conhecer a história da proibição dos livros é uma forma de olharmos retrospetivamente para as transformações trazidas pelo 25 de abril de 1974, mas também de interrogarmos criticamente a leitura enquanto prática social e política.”

Manuel Portela, Diretor BGUC


2. “SEILENCIADOS. OS LIVROS QUE NÃO PODIAM SER LIDOS” | Biblioteca Municipal de Barcelos.

Esta exposição integra uma mostra de livros de autores censurados durante o Estado Novo que fazem parte do acervo da Biblioteca Municipal de Barcelos, permitindo ao visitante consultar os livros e ler os relatórios redigidos pelos censores, constando as razões que os levaram a ser censurados.

Percorrendo a exposição podem encontrar-se os livros da coleção “Biblioteca da Censura”, publicada pelo Público, que integra 25 volumes, resultantes da reedição de exemplares recuperados da sede dos Serviços de Censura, em Lisboa, que atualmente estão depositados na Biblioteca Nacional de Portugal.

Presentes na exposição estão ainda uma série de livros censurados, que foram sendo publicados após a revolução do 25 de abril de 1974, e que também permitem ao público visualizar os traços que o lápis azul ia deixando nos livros censurados ou proibidos de publicar.

Acompanhando a mostra o visitante poderá usufruir de um espaço audiovisual, que permite visualizar a compilação de um conjunto de reportagens sobre a censura que vigorou durante o período do Estado Novo. 

Cartaz

Permanente

19 abr. • 22 jun.

Horário

Segunda a sexta-feira | 09h00-19h00
Sábado | 09h00-12h30

Biblioteca Municipal

Preço

Gratuito

Município de Barcelos - Biblioteca Municipal de Barcelos

Promotor

Adicionar ao Calendário