João Gil, compositor e guitarrista, é um dos nomes mais (re)conhecidos da música portuguesa. Dos Trovante à Filarmónica Gil, passando pela Ala dos Namorados, Rio Grande, Cabeças no Ar, Baile Popular ou, mais recentemente, os Tais Quais ou o Quinteto Lisboa, a vida de João Gil é pautada por grandes sucessos que suplantam a notoriedade dos grupos por onde passou e nos quais deixou o seu forte contributo. Em 2022, editou “46 JG 22”, uma celebração de 46 anos de carreira marcados por um álbum inteiramente composto, escrito e interpretado por João Gil. Mais recentemente, lançou “Só Se Salva o Amor”, que propõe uma reflexão sobre a democracia e a liberdade no ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril. Depois de algumas interrupções, o ano de 2023 assinalou o regresso de Ala dos Namorados, com João Gil e Nuno Guerreiro ao leme e um novo álbum - “Brilhará”. A acompanhá-los, junta-se Rúben Alves, no piano, Alexandre Frazão, na bateria, Nelson Cascais, no contrabaixo, e Luís Cunh,a no trompete. Ao longo de mais 40 anos de música portuguesa, João Gil distingue-se como compositor de algumas das músicas que farão, para sempre, parte da memória coletiva nacional: “Saudade”, “125 Azul”, “Loucos de Lisboa”, “Postal dos Correios”, entre tantas outras, são exemplos de canções com a assinatura de João Gil que se tornaram verdadeiros fenómenos de popularidade.
Ficha Artística
Voz: João Gil Guitarra: Pedro Vaz Técnico de som: Carlos Vales Técnico de luz: Anabela Gaspar Roadmanager: Francisco Bernardo
Over more than 40 years of Portuguese music, João Gil is distinguished as the composer of some of the songs that will, forever, be part of the national collective memory.
maio
16 mai. • 22h
Horário
22h00
Theatro Gil Vicente
Largo Dr. Martins de Lima
Público
M6
Duração
90 minutos
Descontos
Cartão Quadrilátero
Pessoas com deficiência e acompanhante
Produtor
Sons em Trânsito
Preço
Município de Barcelos - Theatro Gil Vicente
Promotor
Partilhar nas redes