A partir da obra Português, Escritor, 45 Anos de Idade, de Bernardo Santareno, esta criação faz a ponte entre o Portugal de antes e o de agora: entre o silêncio imposto e o excesso de vozes, entre o medo de dizer e o medo de calar. Na solidão de uma sala de ensaios— que é também um palco, um confessionário e um campo de batalha — um escritor enfrenta as sombras do passado e 3 atores os fantasmas do presente: a censura que se disfarça de correção. A liberdade tão importante como incompreendida. A Liberdade tão condenada como crucial. A liberdade tão certa como perecível! Será este presente tão longínquo de um passado que nem sequer é longínquo?
Ficha Artística
Criação / Dramaturgia: Telma Domingues Colaboração Dramatúrgica: Rui Valente Direção Artística e Encenação: Telma Domingues Assistentes de Encenação: Lurdes Castro e Pedro Rodrigues Interpretação: Lurdes Castro, Pedro Rodrigues, Telma Domingues, Joshua Swift, Dinis Silva Cenografia, Figurinos e Montagem: Florêncio Gomes; Fernanda Ferro Música: Vítor Azevedo e Telma Domingues Design e Comunicação: Bruna Domingues Produção: Via3, Companhia de Teatro Apoios: Município de Barcelos, Junta da União de Freguesias de Viatodos, Minhotães, Grimancelos e Monte de Fralães, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos, Theatro Gil Vicente, Código Rotativo, Amigos Via3 Ano de Criação / Estreia: 2026/ 14 de março: Theatro Gil Vicente, Barcelos Entidade Titular: Artesmusivi - Associação de Artes de Viatodos
Based on Bernardo Santareno's work Português, Escritor, 45 Anos de Idade, this creation links the Portugal's past to the present: between imposed silence and an excess of voices, between the fear of speaking out and the fear of remaining silent. A premiere at Theatro Gil Vicente.
março
14 mar. • 21h30
Horário
21h30
Theatro Gil Vicente
Largo Dr. Martins de Lima
Duração
80 minutos
Público
M16
Descontos
Cartão Pentágono
Pessoas com deficiência e acompanhante
Companhia de Teatro
Via3 - Companhia de Teatro
Preço
Município de Barcelos - Theatro Gil Vicente
Promotor
Partilhar nas redes