O Museu de Olaria, em Barcelos, inaugura, no próximo sábado, às 16h30, na Sala da Capela, a exposição “Diálogos entre o fogo e o barro”, que reúne peças de vários ceramistas do país. A mostra ficará patente ao público até 19 de outubro de 2025.
“Diálogos entre o fogo e o barro” é uma exposição de obras em cerâmica que exalta o prazer dos mais reconhecidos ceramistas do país pela modelação do barro. Todos eles são membros da prestigiada Academia Internacional de Cerâmica (AIC), destacando-se os nomes de Yola Vale, Sofia Beça, Stella Ivanova, Xana Monteiro, Ana & Betânia, João Carqueijeiro, Carlos Enxuto e Heitor Figueiredo. As peças expostas vão além da cerâmica tradicional.
Cada uma delas conta uma história, que vai do toque da mão à força do fogo, da tradição à inovação. Nesta mostra, o barro ganha novas formas e significados. Encontram-se esculturas, instalações e objetos únicos que combinam técnicas ancestrais com uma visão artística moderna e internacional. É, assim, uma oportunidade para conhecer o que de melhor se faz, atualmente, em cerâmica no nosso país.
A cerâmica contemporânea em Portugal tem vindo a afirmar-se como um território fértil de experimentação estética e material. Artistas e ceramistas incorporam técnicas clássicas como o grés, a faiança e a porcelana, ao lado de métodos alternativos como o raku e as queimas atmosféricas. Essa diversidade técnica reflete não apenas a riqueza do património cerâmico nacional, mas também a busca por linguagens autorais e por processos sustentáveis.
Permanente
26 jul. • 19 out.
Horário
terça-feira a sexta-feira, das 10h00 às 17h30;
sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Museu de Olaria
Preço
Promotor
Partilhar nas redes