Exposições

Exposição "A SUBSTÂNCIA DO TEMPO"

18 out. • 28 nov. • Biblioteca Municipal

A exposição "A SUBSTÂNCIA DO TEMPO", de Agostinho Santos e curadoria de Felícia de Sousa, estará patente na Biblioteca Municipal de 18 de outubro a 28 de novembro de 2024, com inauguração às 19h00, do dia 18 de outubro.

Comemorar a Liberdade e celebrar Camões

As palavras resistência e liberdade estão na origem da maioria das obras que integram esta exposição que pretende celebrar a liberdade, a democracia, neste ano que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril de 1974. Tratando-se de uma escolha resultante do diálogo entre o artista e a curadora, houve a preocupação de selecionar trabalhos onde o desenho é a expressão mais relevante, quer na folha do papel, na tela, na escultura ou nos livros do artista.

Este conjunto de trabalhos, concebidos nos últimos anos, tenta expressar o sentido de repressão/liberdade; fascismo/democracia e a certeza que se pretende percorrer e deambular pelos caminhos da Democracia. A este tema associa-se um outro, o da Língua Portuguesa celebrada neste tempo, onde se comemoram os 500 anos de "Os Lusíadas" e se homenageia Luíz Vaz de Camões. Insere-se nesta mostra um conjunto de desenhos inéditos que agarram a importância de "Os Lusíadas" para o país e para o mundo inteiro. 


AGOSTINHO SANTOS

Nasceu em 1960, Vila Nova de Gaia.

Jornalista, artista plástico, investigador e curador independente.

Diretor da Bienal Internacional de Arte de Gaia e coordenador do Projeto Onda Bienal.

Presidente do Conselho de Administração de Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural. Pós-doutoramento em Ciências da Arte e do Património, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Investigador da secção Francisco Holanda de Ciências da Arte e do Património do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes da Universidade de Lisboa (CIEBA).

Doutor em Museologia pela Faculdade de Letras / Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2010-2015. Autor da tese Paleta Contemporânea - Museu de Causas / Bases de um projeto museológicos solidário: Eu e os outros.

Mestre em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP), 2012. Autor da tese Palavra / Imagem; desenvolvimentos pictóricos a partir da escrita de José Saramago.

Realizou mais de 150 exposições individuais e participou em mais de 500 mostras coletivas, no país e no estrangeiro.

Representado em múltiplas coleções públicas e privadas. 

Cartaz

Permanente

18 out. • 28 nov.

Horário

Segunda a sexta-feira - 09h00 / 19h00
Sábado - 09h00 / 12h30

Biblioteca Municipal

Preço

Gratuito

Município de Barcelos - Biblioteca Municipal de Barcelos

Promotor

Adicionar ao Calendário