Música

Artur Gil Godinho | Eduardo Seabra | Catarina Perdigão | Quarteto de Cordas

28 nov. • 21h15 • Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz

Artur Gil Godinho – Guitarra Clássica

Nasceu em 2001 em Santo Tirso. Iniciou a sua educação musical no Conservatório Bomfim em 2012, na classe do professor Rui Gama, ingressando no ano seguinte no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, terminando nesta instituição o 12°ano com o mesmo professor. Licenciado em Guitarra Clássica na ESMAE (Escola Superior do Música e Artes do Espetáculo), encontra-se atualmente no 1° ano de Mestrado em Ensino da Música na classe do professor Artur Caldeira. Durante este período académico, tem participado em várias atividades em diversos géneros musicais. A sua versatilidade permite abordar a música clássica, o jazz, a bossa nova, improvisação e o fado. Trabalhou com vários instrumentos a nível de música de câmara, como Guitarras, Violoncelo, Clarinete, Flauta e Canto, assim como em Trio e Quarteto de jazz. Frequentou masterclasses com figuras internacionais como: Zoran Dukic, Aniello Desidério, Marco Socias, Eduardo Isaac, Eduardo Fernández, Marco Pereira, Pavel Steidl, Costas Cotsiolis, Fábio Zanon, entre muitos outros. Em 2018 é solista com a Orquestra Barroca do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e recebe Menção Honrosa no concurso para solistas OJ.COM com o 2° andamento do Concierto de Aranjuez. Acompanhou também artistas de renome nacional como Cláudia Pascoal e Paulo de Carvalho Fez parte da Big Band da mesma instituição e da Big Band da Banda de Música da Póvoa de Lanhoso. No ano seguinte, é convidado por António Victorino d’ Almeida e Miguel Leite a participar no espetáculo “Ouvir & Falar”, em Viana do Castelo. Após ingressar no ensino superior, é convidado por Artur Caldeira a gravar 3 peças de Fernando C. Lapa no seu disco a solo “Saber Ouvir – Obras portuguesas para Guitarra Clássica”, juntamente com Daniel Paredes. Cria-se o “Bracara Augusta Guitar Trio” e percorre com este grupo durante 3 anos as salas de norte a sul do país. Destacam-se apresentações no “Festival Percursos da Música – Ponte de Lima”, “2° Concurso Internacional de Composição para Guitarra – Seixal 2022”, nos projetos “Cante Alentejo com Erudição” e “ Cantares do Minho” e “Sons do Caminho – Valença” com António Victorino d’ Almeida e Miguel Leite. Gravaram em 2021 o CD “ Cantares do Alentejo” e em 2022 o CD “ Cantares do Minho”. Tomou contacto com o Fado em 2022 na cadeira “Fado e Conceitos” liderada por Artur Caldeira na ESMAE. Realizou várias apresentações neste âmbito destacando-se nos concertos do Museu do Fado e na 32nd ESTA Conference. Trabalha desde 2024 com Fábio Borges no contexto de Fado de Coimbra. Atualmente frequenta as casas de fado do Porto onde tem obtido conhecimentos com André Mariano, André Teixeira, João Martins, João Moutinho, José Teixeira, Miguel Amaral e Paulo Faria de Carvalho. O seu percurso como docente começou em 2023, onde lecionou e leciona no Curso de Música Silva Monteiro, Centro Cultural Montemuro e Banda de São Cristóvão de Rio Tinto. Ministrou a 1ª Masterclass de Guitarra na Academia de Artes de Valongo. Músico versátil e eclético busca a sua sonoridade e identidade musical sem um compromisso definido. Tem feito um trabalho de exploração no instrumento, criando obras de sua autoria e arranjos de diversos estilos musicais para guitarra. Investiga sobre criatividade e improvisação e implementa estes conceitos na performance, dando assim origem ao tema da sua dissertação de Mestrado. 

Eduardo Seabra – Clarinete

Recentemente premiado com o primeiro prémio (agosto de 2024) no ICA 2024 Young Artist Competition promovido pela associação internacional do clarinete em Dublin (Irlanda), Eduardo Seabra integrou (2023-2024) o Ensemble Orquestral da Beira Interior sob a direção musical de Bruno Borralhinho. Ainda em setembro de 2024 apresentou-se com António Saiote num concerto duplo com a Orquestra Clássica de Espinho. No início do mês de outubro do ano interior também se apresentou a solo com a banda sinfónica da GNR no pavilhão Paz e Amizade em Loures. Em novembro de 2022 participou no festival 23èmes Reencontres Musicales de Méditerranée na Córsega e em abril colaborou com o Remix Ensemble Casa da Música, no Porto. Ao longo do seu percurso académico teve oportunidade de trabalhar com orquestras como a Orquestra Sinfónica de Loures, a Orquestra Clássica de Espinho, a Orquestra Sinfónica da ESMAE e ainda a Orquestra de Jazz de Espinho, colaborando com maestros como Cesário Costa, Jan Wierzba, Jean Marc-Burfin, Nuno Coelho, Pedro Neves, entre outros. Destaca-se ainda o primeiro prémio na categoria Sénior do XII Concurso Nacional de Jovens Clarinetistas no Porto (dezembro, 2022). No mesmo ano conquistou, ainda, uma menção honrosa e o prémio de melhor interpretação da obra portuguesa no II Concurso Ibero-Americano do Clarinete. Em 2021 ganhou o segundo prémio no International Clarinet Association High School Competition, entre outros. Ao longo do seu percurso, participou em várias masterclasses com orientação dos seguintes professores: Andrew Marriner, Arno Piters, Aude Camus, Calogero Palermo, Carlos Alves, Carlos Ferreira, Dominique Vidal, Florent Héau, Jerôme Comte, Iva Barbosa, Joan Lluna, John Cipolla, Juan Ferrer, Justo Sanz, Gábor Varga, Luís Carvalho, Nuno Pinto, Nuno Silva, Philippe Berrod, Philippe Cupper, Sauro Berti, Vicente Alberola, Sonia Sielaff, Yehuda Gilad entre outros. Eduardo Seabra iniciou os seus estudos de clarinete com o professor João Moreira na Academia de Música de Espinho em 2009. Posteriormente, em 2014, ingressou na Escola Profissional de Música de Espinho na classe do professor Victor Pereira. Terminou a licenciatura em 2023 em clarinete na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) e continua os seus estudos no mestrado em Interpretação Artística na mesma instituição sob orientação dos professores António Saiote e Nuno Pinto. 

Catarina Perdigão – Voz

Catarina Perdigão Santos é uma cantora, oprano portuguesa. Natural de Ourém, iniciou os estudos musicais em 2008 na Ourearte - Escola de Música e Artes de Ourém, conservatório onde mais tarde frequentou o curso articulado de música na classe de Canto da professora Carla Sofia Pais. Posteriormente, estudou com a professora Rute Dutra, na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Licenciada em Música - variante de Canto - pela Escola de Música e Artes do Espetáculo, no Porto, na classe do Professor Rui Taveira. Na ESMAE integrou o coro de câmara da Professora Barbara Francke e participou na produção de duas óperas: Os Noivos, Opereta de costumes do compositor português Francisco de Sá Noronha, com direção artística do Professor António Salgado, encenação de António Durães e direção musical do maestro José Eduardo Gomes; e na Ópera Real, de Telmo Marques, Eugénio Amorim, Carlos Azevedo e Dimitris Andrikopoulus, projeto original da universidade que contou com a direção musical do maestro Jan Wierzba. Ambas as produções tiveram récitas no Teatro Helena Sá e Costa, na Casa das Artes de Famalicão e no Coliseu Porto Ageas. Ao longo dos últimos anos frequentou masterclasses com vários profissionais da área do Canto, entre os quais se destacam Alberto Sousa, Ana Paula Russo, Elizabete Matos, Orlanda Isidro e Sílvia Munteanu. A jovem cantora apresenta-se regularmente em atuações de fado de norte a sul do país, e até mesmo além-fronteiras. Em 2022, representou Portugal na 23ª edição do Rencontres Musicales de Méditerranée, na ilha da Córsega em França, acompanhada pelos guitarristas Artur Caldeira e Daniel Paredes. Em 2023 estreou-se no conceituado Museu do Fado, em Alfama. Em julho do mesmo ano foi convidada pelo Festival Artes à Vila a cantar no projeto O Fado, a Canção e o Cante, espetáculo que celebra a música tradicional portuguesa. A atuação foi nomeada pelos Iberian Festival Awards, na categoria de Best Live Performance. Além disso, foi ainda convidada a cantar com a orquestra de cordas do 10º aniversário do ESTA Portugal (European String Teachers Association Portugal) e no festival FestFado Ribatejo, onde se destacam as novas vozes do fado. Recentemente trabalhou com o Teatro de Ferro e com a Sonoscopia na comédia musical distópica Capital Canibal, com estreia no Festival Internacional de Marionetas do Porto 2024 (FIMP’24), no Teatro Municipal do Porto-Rivoli. 

novembro

28 nov. • 21h15

Horário

21h15

Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz

Preço

Gratuito

Município de Barcelos - Theatro Gil Vicente

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