José Ilídio Torres nasceu em 1967, em Barcelinhos, Barcelos. É professor, escritor e cronista, com um percurso marcado pela ligação à literatura, à educação, à política e ao associativismo. Ao longo de 18 anos, tem publicado diversas obras que vão da poesia ao conto e ao romance, explorando temas ligados à cultura local, às relações humanas e ao sentido mais profundo da vida. Sempre com uma visão humanista, aqui e acolá satírica e acutilante, tanto como serena e filosófica.
Desde o seu primeiro livro publicado em 2007, "A tristeza matou os peixes que nadavam nos teus olhos" (poesia), até à atualidade, o autor fez incursões em géneros variados, como a poesia, o conto, a crónica e o romance. Pelo meio alguns livros infantis.
Há, no entanto, uma viragem na sua obra após escrever uma autobiografia em 2023 intitulada "Cancro meu amor".
A experiência de passar por uma doença grave, fez José Ilídio Torres olhar o mundo e a escrita de outra forma.
Os livros seguintes, de 2024 e 2025, respetivamente "O filho do vento" e "Os olhos de Margarida" representam um olhar novo sobre a vida, no formato de conto longo, onde a simplicidade e o belo se conjugam com a fantástica ilustração de Diogo Figueiredo, que já tinha trabalhado com o autor num livro de 2021, " A preto e brando", de certa forma premonitório desta mudança de paradigma
Para 2026 está já a ser trabalhado o último trabalho desta trilogia de contos.
outubro
17 out. • 21h30
Horário
21h30
23h30
Biblioteca Municipal
Preço
Município de Barcelos - Biblioteca Municipal de Barcelos
Promotor
Partilhar nas redes