A atividade começa com uma visita à Casa da Azenha junto à Ponte Medieval, com a explicação do engenho e do aproveitamento da energia cinética para a moagem. Relaciona, ainda, o período em que a Casa foi construída com a vivência em redor do rio. Lavar a roupa, serrar madeira ou pescar são algumas das atividades a abordar.
ENQUADRAMENTO CURRICULAR: Estudo do Meio
OBJETIVOS: Reconhecer vestígios do passado local: construções, instrumentos antigos e atividades a que estavam ligados, costumes e tradições. Estabelecer uma relação de causa-efeito decorrente da aplicação de uma força sobre um objeto e do movimento exercido sobre o mesmo em diferentes superfícies. Identificar diferenças e semelhanças entre o passado e o presente de um lugar quanto a aspetos naturais, sociais, culturais e tecnológicos. Reconhecer e valorizar o património natural e cultural - local, nacional, etc. - identificando na paisagem elementos naturais (sítios geológicos, espaços da Rede Natura, etc.) e vestígios materiais do passado (edifícios, pontes, moinhos e estátuas, etc.), costumes, tradições, símbolos e efemérides.
Permanente
08 set. • 30 jun. 2026
Casa da Azenha
Inscrições (obrigatórias)
Inscrição obrigatória com o mínimo de 15 dias de antecedência para o email: arqueologia@cm-barcelos.pt ou casadaazenha@cm-barcelos.pt
Público Alvo
Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Local
Casa da Azenha
Número de participantes
Máximo - 30
Duração
1h30m
Condições de Participação
Garantir transporte até ao local
Preço
Município de Barcelos - Arqueologia
Promotor
Partilhar nas redes