Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Ferramentas Pessoais

Joana Lopes / Ciclo de Jovens Fadistas de Barcelos

2020-12-10 20:30 22:00
Theatro Gil Vicente | | Barcelos
ENTRADA GRATUITA / M3

Este espetáculo convida-nos a uma viagem pelo Mundo do Fado, sendo o ponto de partida e de chegada a nossa cidade, uma viagem pelas tradições: o Fado que desde muito cedo Joana Lopes começou a cantar, após ter ouvido Amália Rodrigues, sua principal inspiração, e as Tradições da nossa Terra onde está intrinsecamente ligada às tradições, pois é solista do mais antigo Grupo Folclórico da Cidade de Barcelos, o de Barcelinhos.

A viagem começa com uma passagem por "Aquela Rua" onde de seguida o "Bailarico Saloio" espontaneamente se dá, não estivéssemos nós no Minho, onde a alegria se vive nos terreiros, batemos palmas ao som de "Havemos de ir a Viana". Seguem-se "Hortelã Mourisca", "Meu amor Marinheiro" e "Rua do Capelão". "Povo Que Lavas No Rio", "Que Deus Me Perdoe", "Sei De Um Rio" lembram-nos do nosso Cávado, que nos está sempre na memória, embora já estejamos a chegar à Nazaré onde as "Sete Saias" nos falam das lides do mar. Já em Lisboa, terra do Fado, centro da tradição centenária, onde Joana Lopes já teve oportunidade de cantar em algumas casas de Fado, ouvimos "Sou Tua". Por fim o Valentim, que nos mantém em Lisboa, mas nos trás, de repente de volta a casa. É a música de Barcelos no Fado, recolhida por Pedro Homem de Melo, no Grupo Folclórico de Barcelinhos, e entregue a Amália Rodrigues que logo e de forma única a interpretou. Barcelos também está no fado, mas hoje, silêncio, porque o "Fado está em Barcelos.”

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

  • Morada: Rua Dr. Martins Lima 1, 4750-251 Barcelos
  • Email: tgv@cm-barcelos.pt
  • Telefone: 253 809 694

 

HORÁRIO DA BILHETEIRA

Terça-feira a sexta-feira das 10h00 às 18h00.

Em dias de espetáculo abre 2 horas antes da sessão.

 

  • É obrigatória a utilização de máscara em todos os espaços do Theatro Gil Vicente;
  • Na entrada e saída das salas de espetáculos, obedeça às indicações dos assistentes de sala, respeitando a distância de segurança e permanecendo nos locais indicados até nova indicação.


41.52963882932862,-8.621851745992899

Exposição "Santiago pelas mãos dos artistas barcelenses"

2020-10-16 15:00

Exposição de pintura e escultura de várias artistas barcelenses "Santiago pelas mãos dos artistas barcelenses"