Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Ferramentas Pessoais

Gala Barcelos Rainha das Vindimas 2018

2018-10-20 21:00 23:30
Central de Camionagem de Barcelos
Entrada Livre

A V Gala de eleição da Rainha das Vindimas realiza-se no sábado, dia 20 de outubro, às 21h00, na Central de Camionagem de Barcelos. É uma organização do Município de Barcelos, envolve a Associação de Municípios Portugueses do Vinho e a participação de instituições do município, juntas de freguesia, grupos de folclore, associações socioculturais, que assim se associam ao projeto e proporcionam a participação da respetiva candidata.

São 11 candidatas, de diferentes freguesias de Barcelos, cuja participação consiste na apresentação de patrimónios e saberes que distinguem o território do concelho.

Assim, propomos à comunidade participar numa Gala que permite a experiência do território, por meio de três quadros principais:

O primeiro, Traje Regional, apresenta o património do folclore, caraterísticas e artefactos. São vários os grupos que serão representados pelas candidatas, trajes provenientes de diferentes contextos etnográficos, evidenciando a diversidade e riqueza do folclore existente no território de Barcelos.

O segundo quadro, casual, é também o momento da promoção do vinho verde, onde se valoriza aquilo que cada candidata foi convidada a definir sobre “a vinha, o vinho e o mundo rural”. Além do envolvimento da AMPV e da Delegação Concelhia da Confraria do Vinho Verde, conta com a participação e colaboração de uma quinta e produtor de vinho verde de Barcelos, nesta edição a Quinta de Balão.

O terceiro quadro, vestido de noite, será o momento de valorização das artes e ofícios tradicionais, associadas ao artesanato, envolvendo os participantes e quem assiste na preservação de argumentos identitários do território e do seu potencial. Uma gala que no seu todo põe em evidência os motivos que levaram Barcelos a integrar a rede mundial de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria do Artesanato e Arte Popular.


Louça Tradicional de Barcelos, velhos saberes, novas formas

2019-01-19 10:00

Barcelos é considerada como um dos mais importantes núcleos de olaria em Portugal, em virtude da existência abundante de barro na região, com ...

Com o Neiva no olhar a Caminho da Carmona

2019-02-23 08:30

Percurso pedestre de dificuldade média, com uma extensão de 11,5Km pelas freguesias de Cossourado, Balugães e Durrães. Percorrer o rio Neiva, com a ...

Touring Barcelos 2019

2019-02-23 08:30

10 percurso de pequena rota, duas rotas da vinha e do vinho, visita teatralizada à cidade de Barcelos , 3 visitas guiadas às lagoas de caíde, 4 ...