Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Ferramentas Pessoais

Exposição “O Mundo de Ferro”

2019-06-14 17:00 2019-07-14 17:30
Torre Medieval | | Barcelos
Entrada Livre

Pedro Macedo é um jovem com um talento natural para as manualidades e encontrou nas peças das bicicletas a sua vocação artística, criando peças únicas, de excelente recorte artístico e decorativo. Esta é a primeira exposição individual do artista, e tem por propósito base mostrar o sentido criativo inato deste jovem, que junta criatividade e reciclagem nas suas composições. Trata-se de mais uma ação promocional do artesanato local, que expõe o sentido criativo de uma comunidade reconhecida internacionalmente pelo título Cidade Criativa da UNESCO, no âmbito do artesanato e arte popular.

Pedro Miguel Silva Macedo após ter finalizado o 9.º ano de escolaridade começou a trabalhar na área da construção civil na empresa do pai. Nos seus tempos livres, dedica-se à criação de peças cujo material utilizado, peças de bicicletas usadas é por muitos considerado lixo. Este material, já sem qualquer utilidade, provinha normalmente da loja/ oficina de bicicletas onde o irmão de Pedro trabalhava.

Há cerca de três anos, Pedro, devido a motivos de saúde teve de deixar a construção civil e procurar uma nova função que não exigisse tanto esforço físico, pelo que, influenciado pelo irmão, foi trabalhar para uma loja de bicicletas. Esta realidade abriu ainda mais as portas para um mais fácil acesso a peças que lhe instigaram o espírito criativo para transformar peças velhas em peças com valor artístico e decorativo.

 

As suas composições resultam do uso de peças como correntes, dínamos, amortecedores, selins, pedais, protetores, carretos, etc., sendo que grande parte do seu tempo é empregue na separação e seleção do material. Após esta tarefa é que passa para a concretização do produto final. No entanto, nem sempre a finalização do produto é possível, pois muitas vezes tem de esperar que mais bicicletas avariem e aí encontre as peças adequadas ao propósito final, facto esse que confere unicidade a cada composição.

 

O tipo de peças que elabora são variadas e dificilmente encontrar-se-ão iguais ou mesmo semelhantes. As duas primeiras peças que produziu foi um Galo de Barcelos e um esqueleto. Atualmente, possui uma grande diversidade de candeeiros, animais, carros, entre muitas outras. Nesta produção tem sempre como preocupação a questão do peso e do espaço, pelo que a maioria das suas peças são de pequena/média dimensão, de forma a terem valor de uso, nomeadamente em termos decorativos.

 


41.530881063172544,-8.619657405652106

O Mundo Fantástico do Galo de Barcelos

2019-07-19 17:00

De 19 de julho a 14 de setembro pode visitar na Torre Medieval de Barcelos a Exposição "O Mundo Fantástico do Galo de Barcelos". Esta exposição conta ...

Exposição " Carlos Moreira, um modelador de estórias"

2019-09-13 17:25

Exposição individual de Carlos Moreira, um artista da produção local de madeira o qual aproveita este material para modelar contextos, estórias e ...

Desfolhada Tradicional - Balugães - 28 setembro - 21,30

2019-09-28 21:00

Apresentando a "maior desfolhada do concelho de Barcelos", a freguesia de Balugães convida à participação nesta desfolhada tradicional, no dia 28 de ...