Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Ferramentas Pessoais

Dia Internacional do Voluntariado

2019-12-05 10:00 12:00
Ruas da Cidade
Entrada Livre

A Câmara Municipal de Barcelos, através do Banco Local de Voluntariado (BLV), em parceria com o Grupo Temático de Voluntariado (GTV), comemora no dia 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado. A iniciativa pretende enaltecer o trabalho individual de cada voluntário que, em todas as suas missões, trabalham em prol da paz global e do desenvolvimento humano sustentável, atuando como agentes de mudança nas suas comunidades.

Nesse sentido, o Município comemora a efeméride com um percurso pelas ruas da cidade, com voluntários e estudantes do IPCA, da construção da frase: “ Eu importo-me! E tu, do que estás à espera?” e, por fim, de uma largada de pombos, representando, simbolicamente, a paz no mundo.

 

O dia 5 de dezembro celebra o Dia Internacional do Voluntariado, que foi criado em 1985 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de apoiar grupos dedicados a ações voluntárias em diversas categorias sociais.


O voluntariado é caraterizado por um conjunto de ações sem fins lucrativos, de interesse social e comunitário, desenvolvido por entidades públicas e privadas de forma altruísta, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos e da comunidade. É uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz num relação solidária com o próximo, participando de forma livre e organizada, contribuindo para o desenvolvimento social.

 

 

 


24.ª edição da Campanha de Recolha de Radiografias

2019-11-26 09:00

A campanha de Reciclagem de Radiografias repete-se este ano de 26 de novembro a 10 de dezembro, estando já na sua 24ª edição. Este projeto da AMI, ...

Feira do Livro 2019

2019-12-09 10:00

A Feira do Livro 2019 decorre, na Biblioteca Escolar António Ferraz, de 09 a 13 de dezembro. O programa inclui a apresentação do livro “ O Tesouro da ...

Férias de Natal

2019-12-18 09:00

O Natal é uma das quadras mais aguardadas pelos mais pequenos e o tempo, para alguns pais, de definir onde e como ocupar os filhos, durante as férias.