Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Ferramentas Pessoais

Ação de Prevenção Primária e Secundária de Cancros da Pele, Verão 2019

2019-06-07 09:00 2019-08-31 19:00
Entrada Livre

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) e com o apoio da Direção Geral da Saúde (DGS) têm desenvolvido, desde há vários anos, ações de educação e sensibilização em relação aos cuidados a ter com o Sol e estimulando o auto-exame para diagnóstico precoce dos Cancros da Pele, no âmbito da Prevenção Primária e Secundária dos Cancros da Pele, junto dos agentes de saúde, educação e na sociedade civil.

A incidência do cancro da pele é elevada, continua a aumentar e apesar de a maioria ser curável, se diagnosticado e tratado precocemente, cerca de 90% têm relação com os exageros de exposição ao sol, sobretudo na infância, adolescência e adulto jovem, sendo fundamental manter sensibilização próxima das populações, na medida em que muita desta exposição solar exagerada e/ou inadequada ocorre não só nas atividades lúdicas (praia, caminhadas ou corridas, desportos ao livre) mas também na exposição profissional ao ar livre (trabalhadores com profissões ao ar livre).

No sentido de melhor difundir esta informação, vimos solicitar a colaboração de importantes Câmaras Municipais do nosso país, para difundir a mensagem de Prevenção neste Verão que se avizinha. No ano de 2018 foram 134 as Autarquias que aderiram.
Anexamos o cartaz para 2019 que ficaríamos gratos pela colocação, por meio de disponibilização de espaços Muppie, no vosso município, nos locais de trânsito ou afluência pública e nos locais de lazer e desporto. A dimensão do mesmo será de 1.76cm / 1.20cm. Em alternativa podemos disponibilizar os referidos cartazes em formato PDF para ampliação ou redução na dimensão que pretenderem. O mesmo tipo de cartaz está também disponível em tamanho A3 para Biblioteca, postos de turismo ou outros. O período de sensibilização desta ação será de 7 de Julho a 31 de Agosto.