Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Ferramentas Pessoais

37ª Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos

2019-08-02 18:00 2019-08-15 23:55
Parque da Cidade | | Barcelos
Entrada Livre

De 2 a 15 de agosto regressa a 37ª Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos. Uma vez mais, o Parque da Cidade será o pano de fundo deste extraordinário evento que é já uma referência nacional do artesanato e arte popular. Esta Mostra, uma das mais tradicionais do país, conta com a presença dos mais importantes artesãos do panorama artesanal nacional em temas tão diversos como figurado, olaria, cestaria e vime, ferro e derivados, madeira, bordados e artesanato contemporâneo. Este evento é uma verdadeira ode às artes criativas em Portugal.

Neste ano, a Mostra contará com 140 stands, sendo 86 destes artesãos de Barcelos, portanto uma ampla mostra da riqueza e diversidade artesanal do território. Para além do artesanato, este evento é marcado pelas delícias da gastronomia nacional, onde não faltam doces tradicionais, fumeiro, queijos, mel ou licores e uma praça da alimentação, onde é possível experienciar deliciosos jantares ao ar livre, sempre acompanhados por muita e variada animação. Este evento conta ainda com um setor dedicado aos vinhos verdes de produtores de Barcelos, pelo que, é também, uma oportunidade para conhecer o que de melhor aqui se faz em termos de vinhos, espumantes a aguardentes.

 

 

À semelhança dos anos anteriores, na edição deste ano, a Mostra terá uma forte componente de espetáculos que certamente irão fazer as delícias de muito públicos, desde logo a começar pelos vários espetáculos de folclore internacional, pelas arruadas dos grupos folclóricos e etnográficos, pela animação de rua e outras atividades que, ao longo da iniciativa, vão animar quem visita a cidade. Mas também, os grandes espetáculos tais como a Carminho, que irá atuar na noite de 3 de agosto, Victor Rodrigues no dia 9 ou a Banda de Oliveira e os coros no dia 14, são apenas alguns dos nomes da música regional e nacional que irão certamente abrilhantar esta grande Mostra.

 

A aposta nas experiências criativas, através da realização de workshops de artesanato, vai ser também uma constante na edição deste ano, de 3 a 14 de agosto. Diariamente, pelas 18H30 o público vai poder experimentar diferentes formas de artesanato, desde a pintura de figurado, passando pela modelação de madeira, pontos de bordados, ou mesmo pela criação de chapéus de palha. Noutros registos criativos estarão os workshops de "Queijadinhas de Barcelos" e técnicas de provas de vinhos.

 

Neste ano, a Mostra irá abrir-se para a comunidade internacional e contará com a presença de dois artesãos de Gabrovo – Bulgária, cidade congénere de Barcelos na qualidade de Cidade Criativa da UNESCO, na categoria de Artesanato e Arte Popular.

 

Não faltam, portanto, bons motivos para visitar Barcelos de 2 a 15 de agosto.


41.532595196743735,-8.615036169067025

EXPOSIÇÃO "O PRESÉPIO - UMA IMAGEM, VÁRIAS INTERPRETAÇÕES"

2019-11-29 17:00

Atualmente, o Presépio é uma das peças mais simbólicas do artesanato de Barcelos, também uma das mais procuradas, não só pela sua variedade e ...