Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Ferramentas Pessoais

O Natal com os Fantoches do Lukas

2019-12-10 10:00 2020-01-25 18:00
Theatro Gil Vicente | | Barcelos
Entrada gratuita

Exposição | Lukas

 

BREVE INTRODUÇÃO

A exposição visa apresentar ao público o trabalho desenvolvido pelo Lukas, na arte de construção e manipulação de fantoches, evidenciada na exibição de diversos modelos inspirados nos temas do mundo real e imaginário. Trata-se de uma arte que possui profundos valores artísticos e culturais, assume uma forte componente pedagógica e didática, que estimula a imaginação das crianças e dos mais crescidos.


BIBLIOGRAFIA

Luís António Carvalho Cardoso, nascido em Barcelos em agosto de 1983, é um artesão e autodidata na arte e ofícios da construção de fantoches e marionetas. Cedo mostrou as suas aptidões para o desenho, teatro e construções manuais, tendo frequentado o curso de desenhador projetista e participado em formações na área do teatro.

Dedica-se à construção de fantoches e marionetas, desde 2009 e tem vindo a desenvolver, desde então, um percurso com base na experimentação e domínio das técnicas de construção.

Gosta de criar modelos para manipulação, inspirados nos temas do mundo real e imaginário, desde meninos fantasiados, palhaços, animais, monstros, personagens inspirados nas figuras típicas do nosso país, assim como, na execução de caricaturas de pessoas.

Participou na feira do festival “Mar-Marionetas 2012_Espinho”, juntamente com artesãos da especialidade com resultados muito positivos. No ano seguinte formou uma unidade produtiva artesanal e, desde então, tem participado e sido reconhecido em feiras de artesanato de todo o país.

Venceu em 2015 o “Prémio Inovação”, da prestigiada Feira de Artesanato de Barcelos, e expande o seu projeto através da realização de workshops em escolas, bibliotecas, construção de fantoches para empresas de animação, bem como a criação de mascotes à escala humana para os mais diversos eventos.


41.52963882932862,-8.621851745992899