Ambiente

Projeto Desfile Ecológico

Município de Barcelos • 12 jan. • 14h

 As preocupações ambientais estendem-se cada vez mais ao vestuário. A moda ecológica preocupa-se em criar peças que utilizem matérias-primas amigas do ambiente e técnicas de produção responsáveis. O movimento sustentável, da produção têxtil, é apoiado por grandes marcas e estilistas em todo o mundo, aparecendo como alternativa ao frenético mercado da moda, propondo uma alternativa à produção em massa. A indústria têxtil é considerada uma das mais poluentes, desde a produção, fabrico, transporte e uso (lavar, secar e engomar). Os impactes ambientais sentem-se sobretudo ao nível do consumo de água, da erosão dos solos, da emissão de CO2 e dos resíduos e desperdícios resultantes.

Com o projeto do desfile ecológico pretende-se que se fomente junto dos participantes, de uma forma simbólica, a capacidade de espírito crítico e sustentável na escolha e reutilização de roupas. A criatividade, a exploração e o desenvolvimento das capacidades motoras podem ser aliados poderosos na perceção dos problemas ambientais e com isso dar uma nova vida aos resíduos recorrendo ao 2.º R da política dos 3R´s: a Reutilização. Pretende-se com este projeto fomentar a reutilização de resíduos criando roupas que deverão ser utilizadas pelos próprios participantes no desfile.

O desfile será realizado no dia 3 de junho de 2022 no centro da cidade de Barcelos e terá a participação das escolas e instituições inscritas.

O projeto destina-se a Jardins de infância, Escolas do 1º, 2º, 3º Ciclo, Ensino Secundário, Especial, Associações de Pais e Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Barcelos.

A formalização da candidatura deverá realizar-se até ao dia 31 de janeiro de 2022 e serão aceites as 10 primeiras inscrições, com a candidatura a ser remetida via e-mail para: gambiente@cm-barcelos.pt.

As instituições participantes, para além de um diploma, receberão um prémio de participação no valor de €150.

janeiro

12 jan. • 14h

Município de Barcelos

Gabinete de Ambiente

Promotor

Adicionar ao Calendário