Exposições

EXPOSIÇÃO “PLATS DE MANISES”

Museu de Olaria • 21 jan. • 21 mar.

Barcelos acolhe, no Museu de Olaria, uma exposição de louça cerâmica de Manises, localidade Espanhola que, tal como Barcelos, integra a Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Dois territórios com grandes afinidades que não se limitam, apenas, a terem a distinção e o reconhecimento internacional da UNESCO, antes se estende ao facto de figurarem na mesma modalidade de Cidade Criativa – Artesanato e Arte Popular – e, nesse campo, partilharem uma tradição produtiva de séculos, que é a arte de produzir cerâmica.

A exposição “PLATS DE MANISES” apresenta 27 peças de louça de mesa de cerâmica criadas por 13 artesãos de Manises. Esta exposição é ainda complementada por 27 receitas da cozinha tradicional de Manises, servidas em diversos recipientes de cerâmica.

A cozinha e a cerâmica são dois dos elementos fundamentais para compreender que o turismo em Manises tem uma forte personalidade gastronómica e artística. Criações culinárias que brilham nos pratos com o selo de qualidade e beleza da cerâmica de Manises. Este casamento não seria possível sem a população local que manteve viva a chama dos pratos típicos da cidade nas cozinhas das casas particulares e nos restaurantes locais. E, com eles, todos os artistas de cerâmica que têm modelado e pintado cada peça ao longo dos séculos.

Permanente

21 jan. • 21 mar.

Horário

terça a sexta: 9h30-17h30
sábados, domingos e feriados: 10h00-12h30 | 14h00-17h30

Museu de Olaria

Município de Barcelos - Museu de Olaria

Promotor

Adicionar ao Calendário