Exposições

Da Tradição à Inovação: Os Novos Rumos do Figurado de Barcelos

Museu de Olaria • 06 nov. • 16h

O Museu de Olaria volta a ser a casa do Figurado de Barcelos, essa ancestral arte representativa de uma das atividades artesanais mais importantes do concelho.

Desta vez, viaja-se “Da Tradição à Inovação: Os Novos Rumos do Figurado de Barcelos”, exposição que reúne peças de Carlos Dias, Telmo Macedo, Laurinda “Pias” e Eduardo e Jesus “Pias”.

A mostra é inaugurada no próximo sábado, dia 6 de novembro, às 16h00, no Museu de Olaria, e vai estar patente ao público até ao final do mês de junho do próximo ano.

“O Figurado de Barcelos, marca de destaque da região do Minho, tem a identidade assente na tradição. No passado, o Galo de Barcelos ou as obras de Rosa Ramalho foram, em certa medida, disruptivos e uma lufada de ar fresco no panorama artístico nacional. Estes e outros fatores fizeram deles conhecidos e famosos pelo mundo fora, sendo atualmente parte integrante e indissociável do que chamamos tradição. Desta forma, tradição e inovação convivem lado a lado, mantendo viva esta arte. A primeira transporta a aprendizagem do saber-fazer, passando de geração em geração; e ainda as temáticas, que vão guiando as mãos dos artistas em formas e feitios mais ou menos estandardizados. Por outro lado, a audácia e a rebeldia que cada artista fornece às criações trilham e desbravam novos mundos. E ainda, norteiam uma (re)visão estética das obras com base nas idiossincrasias dos artistas e na atualidade do mundo, entre outros aspetos. Sem desprimor pelos dogmas e cânones, não cortam com o passado, apenas o ressignificam com novas dimensões, resultando em assinaturas artísticas distintas”. Neste sentido, o Museu de Olaria apresenta a exposição “Da Tradição à Inovação”: o figurado de Carlos Dias, Telmo Macedo, Laurinda “Pias”, Eduardo e Jesus “Pias”, onde podemos desfrutar das obras destes ceramistas barcelenses.

Tal como o barro nasce da terra e as figuras brotam das mãos do artista, também este nasce, floresce e amadurece ao longo da sua vida e obra. Desde a aprendizagem no seio familiar, todos eles, em certa medida, beberam do imaginário que preenche o Figurado de Barcelos. E com esta bagagem comum, Carlos Dias, Eduardo “Pias” e Jesus “Pias”, Laurinda “Pias”, e Telmo Macedo decidiram fazer à sua maneira, gizando novas perspetivas e representações sobre o Figurado de Barcelos.

junho

06 nov. • 16h

Horário

Terça-feira a sexta-feira - 10H00 às 17H30
Sábados, domingos e feriados - 10H00 às 12H30 e das 14H00 às 17H30

Museu de Olaria

Preço

Gratuito

Museu de Olaria

Promotor

Adicionar ao Calendário