Ambiente

Concurso Canteiro de Polinizadores

Município de Barcelos • 12 jan. • 17h

Estão abertas as inscrições no concurso de Canteiro de Polinizadores promovido pelo Município de Barcelos até dia 31 de janeiro, destinado a Jardins de Infância, Escolas do 1.º e 2.º Ciclos, IPSS’s, Ensino Especial e Associações de Pais.

A todos os inscritos será disponibilizado esclarecimento técnico, exemplares de plantas aromáticas, substrato, um guia de campo e um conjunto de ferramentas, sendo premiados os três canteiros mais criativos e funcionais tendo em conta a originalidade, o enquadramento paisagístico, a disposição das plantas, a funcionalidade do canteiro e as condições físicas das plantas.

Ao 1.º classificado será atribuído um prémio de 200 euros e ao segundo e terceiro classificado prémios de 100 e 50 euros, respetivamente.

Os polinizadores são essenciais para os ecossistemas e biodiversidade. Estas espécies são importantes para a sobrevivência da maioria das plantas que dependem da polinização. Em Portugal, existem mais de 1000 espécies de insetos polinizadores, entre abelhas, abelhões, vespas, moscas, borboletas, escaravelhos e formigas. Para além das abelhas e insetos, um grande número de outros animais, desde morcegos, até pássaros e lagartos, roedores ou esquilos podem ser polinizadores.

Com a construção de um canteiro para polinizadores pretende-se sensibilizar as pessoas para a importância da polinização e, consequentemente, para a importância da conservação da natureza.

Para a inscrição no concurso, até 31 de janeiro, e regulamento do mesmo por favor contacte: gambiente@cm-barcelos.pt  

janeiro

12 jan. • 17h

Município de Barcelos

Gabinete de Ambiente

Promotor

Adicionar ao Calendário