Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Ferramentas Pessoais

PINCEL DE FOGO DE ANA RIBEIRO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE BARCELOS

2018-02-03 15:00 2018-02-24 12:30
Entrada Livre

“O fogo fere a madeira, mas é no sofrimento que ficamos com alma” – escreve Ana Ribeiro, no seu texto de apresentação da exposição intitulada “Pincel de Fogo”, que vai inaugurar na Biblioteca Municipal de Barcelos, no próximo dia 3 de fevereiro, sábado, pelas 15h00. Trata-se da sua décima segunda exposição individual que poderá visitada até ao dia 24 daquele mês, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h00 e, aos sábados, das 9h30 às 12h30.

Autodidata e com ávida curiosidade, conta com trabalhos em gesso, tela, falsos vitrais e, mais recentemente, piro gravura. A sua obra “A Ressurreição de Cristo” que se encontra, na capela do hospital Padre Américo, em Penafiel, valeu-lhe já a admiração de conceituados artistas.

Ana da Conceição Leal Ribeiro nasceu em Paços de Ferreira, em 12 de Outubro de 1964 (os seus pais, António Joaquim Leal Ribeiro e Maria da Conceição Leal da Silva, regressavam de Angola havia dias). Reside, atualmente, em Barcelos.

Faz os seus estudos primários na freguesia de Modelos, seguindo-se o preparatório e o secundário na vila de Paços de Ferreira. Após o secundário, resolveu entrar no mundo do trabalho e deixar para mais tarde a continuação da formação académica. Toda a sua experiência profissional em departamento de finanças, rádio, clínica dentária e, mais recentemente, como instrutora de condução, contribuíram para a sua maturidade intelectual que se reflete nos seus trabalhos artísticos, paixão esta que nunca a abandonou.

A veia artística despertou, quando foi galardoada com o 1º Prémio para melhor pintura numa competição no ensino preparatório. Mais do que um reconhecimento, este foi o incentivo necessário para continuar a explorar as várias formas de arte.

Conciliando a sua vida profissional com a artística, participou em vários cursos e workshops, pretendendo a sua evolução técnica. A sua arte inspira-se, tanto em situações do quotidiano, como nos edifícios, museus e igrejas emblemáticas, que muitas vezes visita.

Participou em várias exposições coletivas e individuais, sendo esta a sua décima segunda exposição individual, mais um passo no desejo de partilhar com os outros as suas obras e de se afirmar no fantástico mundo da arte.


41.53019339381329,-8.61955912783742

Sê Voluntário, Marca a diferença!

2018-01-22 12:50

Palestras gratuitas sobre Voluntariado destinada a Escolas e Grupos organizados.