Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Ferramentas Pessoais

O Nariz

2018-11-11 16:00 17:35
Teatro Gil Vicente | | Barcelos
gratuito

O Nariz, um espetáculo de teatro do absurdo e do surrealismo, age sobre o trivial, e o trivial age sobre ele,

O Nariz de Nicolai Gogol

 

 

O Nariz principia com um “acontecimento de inaudita estranheza”. O barbeiro Ivan Iákovlevitch vê-se perante um fenómeno sem precedentes, quando sentado à mesa, munido de uma faca para cortar o pão da manhã, encontra um nariz – que não é mais senão o próprio nariz do major Kovaliov – no interior do pão. Porém, a sua esposa, grande apreciadora de café, logo se insurge com advertências para levar o nariz para outras paragens, desde que este não ficasse em casa.

 

Ao mesmo tempo, o Major Kovaliov ficara perplexo quando no lugar do seu nariz descobrira um "lugar perfeitamente raso". A cena desenrola-se em diversas  buscas infrutíferas por parte do Major Kovaliov pelo seu nariz,  no dia seguinte o nariz surgiu enfim no rosto do major Kovaliov sem razão aparente.

 

O Nariz, um espetáculo de teatro do absurdo e do surrealismo, age sobre o trivial, e o trivial age sobre ele, como se o autor tivesse o condão de tornar o invulgar por algo estranhamente verosímil. A obra reveste-se de um absurdo sem precedentes; no entanto, o espectador está ao corrente que o cerne da obra reside essencialmente na sua omissa realidade.

 

A adaptação do conto para teatro leva uma forte componente de teatro físico, com poucas réplicas por parte dos personagem e de uma grande aposta no movimento e na expressão corporal.

 

O espetáculo pretende ser uma descontração do conto original por uma interpretação livre com momentos hilariantes de comédia e de fácil compreensão interpretada somente por dois atores.

 

 

Autor original – Nicolai Gogol

Adaptação  e encenação – Tiago Ferreira

Interpretação -Leandro Covinha e Tiago Ferreira

 

Classificação – maiores de 6


41.52963882932862,-8.621851745992899

MÚSICA NO SALÃO 2018

2018-01-07 21:30

Valorizando o património musical, a Câmara Municipal de Barcelos promove um ciclo de concertos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, intitulado ...