Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Ferramentas Pessoais

Lince

2018-09-29 22:00 23:55
Entrada Gratuita

No final de 2016, LINCE a.k.a Sofia Ribeiro, a miúda loira de olhos azuis que conhecíamos enquanto teclista dos WE TRUST e dos There Must Be A Place, deu a conhecer 2 temas em nome próprio que rapidamente despertaram a curiosidade dos ouvidos mais atentos, dentro e fora de portas, como se pode ler na Les Inrockuptibles “c'est fin et délicat comme on aime.” A aventura LINCE havia começado.

Os primeiros meses de 2017 foram repartidos entre o estúdio, a compor, e os palcos (Sofar Sounds, Lisboa Dance Festival, Alive), a testar e a aprimorar as novas composições. Quem assiste, refere Dillon, James Blake ou iamamiwhoami como anjos sonoros, mas a referência principal é a de que LINCE nos faz descobrir uma atmosfera muito própria, em que a electrónica é ponderada com mestria com a sensibilidade e a emotividade que as palavras e a voz de Sofia impõem em LINCE.

A propósito de “Drops” Sofia refere: “Este EP é uma primeira reunião de temas que compus nestes últimos anos, uma primeira mostra do que tenho vindo a desenvolver musicalmente.” E prossegue “ainda que estes cinco temas tenham surgido em alturas diferentes e não sejam, em termos sonoros, idênticos, sinto que há algo que os liga, muito provavelmente a envolvência da voz e do piano.”

Ao escutar os temas que integram “Drops” é evidente uma aparente dicotomia entre emoções e sensações, entre temas de características dançáveis e outros de carácter contemplativo, entre diálogos e monólogos, assentes em bases sonoras que nos provocam ora a inércia ora o movimento.

O EP foi gravado e misturado por João Bessa e contou com a produção de André Tentúgal e da própria Sofia que foi também responsável pela composição dos temas. “Drops” mereceu por parte da crítica lugar de destaque nas habituais listas dos melhores do ano e os temas que o constituem figuraram na preferência das rádios e programas especializados.

“Drops” foi o primeiro cair de sons e palavras que emergiram como LINCE. Em Outubro deste ano, o longa duração de estreia.


41.52970992277838,-8.621925003826618

MÚSICA NO SALÃO 2018

2018-01-07 21:30

Valorizando o património musical, a Câmara Municipal de Barcelos promove um ciclo de concertos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, intitulado ...