Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Ferramentas Pessoais

LAURINDA BRITO EXPÕE PINTURA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE BARCELOS

2018-07-14 17:00 2018-08-17 18:00
Entrada Livre

A artista plástica barcelense Laurinda Brito vai apresentar os seus trabalhos de pintura na Biblioteca Municipal de Barcelos. A exposição vai ser inaugurada no próximo sábado, dia 14 de julho, pelas 17h00 e manter-se-á aberta ao público até ao dia 17 de Agosto. Maria Laurinda Correia de Brito nasceu em Barcelos, em 4 de abril de 1950, mas reside em Esposende. O gosto pela pintura e pelo desenho surgiu ainda frequentava a escola primária, sendo bastante elogiada e incentivada pela sua professora primaria e, posteriormente, pelos seus professores de desenho do ciclo preparatório e secundário. A convite do Escultor António Carlos Vila Chã Esteves, chegou mesmo a integrar um pequeno grupo por ele organizado e orientado, destinado aos alunos que ele considerava com aptidões para prosseguir uma carreira nas Belas Artes.

Estávamos em plena década de sessenta, e os condicionalismos e preconceitos vigentes da época não eram favoráveis a que uma mulher ingressasse na Escola de Belas Artes. Acabou, por isso, por optar pela carreira docente. Mas o ‘bichinho’ do desenho e da pintura continuava, como que adormecido, à espera de uma oportunidade mais propicia.

É no início da década de noventa que decide dar asas a essa antiga vocação, tendo começado a frequentar alguns cursos relacionados com as artes decorativas, a decoração de interiores e a pintura a óleo sobre tela. Não se tratou, contudo, de um percurso contínuo, dado que tinha de conciliar os cursos de pintura com a sua actividade docente e as funções de mãe. Por brincadeira, costumava dizer que ‘ia tirar o pó aos pinceis’.

Actualmente, é orientadora das aulas de iniciação à pintura do Instituto Autodidacta de Estudos Superiores do Minho (IAESM).

Participou nas seguintes exposições. No ano de 1989, participou numa exposição de Artes Decorativas, organizada pela Casa do Professor de Braga (CP), que teve lugar na Casa dos Crivos. Participou, também, em diversas exposições promovidas pelo Centro de Apoio Pedagógico (CAP) de Barcelos. Em Outubro de 2000, expôs no Museu Municipal de Esposende, a convite da Câmara Municipal. Posteriormente, teve oportunidade de expôr os seus trabalhos, a convite do Prof. Mário Borges, cujo ateliê frequentou, em Braga.


41.53019339381329,-8.61955912783742

MÚSICA NO SALÃO 2018

2018-01-07 21:30

Valorizando o património musical, a Câmara Municipal de Barcelos promove um ciclo de concertos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, intitulado ...