Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Ferramentas Pessoais

Festa das Cruzes 2017

2017-04-23 18:00 2017-05-07 23:35
Avenida da Liberdade | | Barcelos
Entrada Livre

Mais eventos, mais dias, mais tradição, a primeira romaria do Minho espera bater recorde de visitantes. A Festa das Cruzes 2017, que decorre entre os dias 23 de abril e 7 de maio, apresenta como cabeças de cartaz Mickael Carreira, Amor Electro e Anjos , mas pelo palco irão passar muitos nomes da música nacional.

É uma das maiores festas religiosas do país e este ano une na perfeição o popular, o tradicional e o religioso. Mais de 60 eventos, mais participantes e mais música vão fazer da Festa das Cruzes 2017 um momento único no país. Uma das grandes novidades desta edição é a missa para coro a 3 vozes e orquestra em honra do Senhor da Cruz, à luz das composições do barcelense Miguel Ângelo Pereira, que se realiza no dia 28 de abril, às 19h, na Templo do Bom Jesus da Cruz.
A Festa das Cruzes, uma iniciativa promovida pelo Município de Barcelos, mantém a sua natureza tradicional de cariz religioso, onde, de forma harmoniosa, o popular tem o seu lugar. A Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, a presença de elementos culturais, etnográficos, folclóricos e populares constituem a matriz deste grande evento, que tem o seu ponto alto a 3 de maio, feriado municipal, dia consagrado ao Senhor do Bom Jesus da Cruz. 
O programa compreende ainda um conjunto de eventos e de atividades culturais e recreativas, que mobilizam dezenas de coletividades na cidade e no concelho. 
Este ano, foi criado um programa divertido e popular, que, no final, irá satisfazer a população e quem visitar Barcelos ao longo dos dias da festa. E não esquecendo a juventude, à imagem do concelho, a aposta no “Bamos às Cruzes!” é grande, com sete noites de divertimento no Jardim das Barrocas completamente inserido no programa geral da Festas das Cruzes 2017. 
“Bamos às Cruzes” é destinada aos mais jovens, a ter lugar no Jardim das Barrocas com uma oferta musical variada, desde a atuação de tunas e DJ’s às atuações de Marcus, Fernando Correia Marques, Tino de Rans, MC Barbarella, Edmundo Vieira e muitos outros ao longo das sete noites. 

Batalha das Flores: um dos momentos mais esperados
A cada vez maior presença de coletividades provenientes de Barcelos e também de público, oriundo não apenas do concelho, mas de outros pontos do país e de Espanha, mostra que a Batalha das Flores, que se realiza no dia 1 de maio, é já um verdadeiro cartão de visita da Festa das Cruzes, funcionando como um postal ilustrado de Barcelos.
A batalha propriamente dita ocorre nas principais artérias da cidade, quando os dois corsos, de carros decorados, se cruzam e atiram flores de todas as cores e odores, contagiando de alegria para a refrega os milhares de populares que assistem ao espetáculo. 

Arcos de Romaria
Uma das belezas e tradições da Primeira Grande Romaria do Minho são os arcos que se encontram dispostos em redor do campo da feira e tem como objetivo representar a identidade e as tradições de cada uma das freguesias que compõem o município. A diversidade dos arcos é grande, considerando os materiais, o tamanho e os elementos representados. Normalmente aparecem engalanados com elementos patrimoniais das freguesias que representam, por peças de artesanato características do local e pelos seus santos padroeiros.

 


41.532191375596156,-8.619461278320273