Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Ferramentas Pessoais

Feira do Livro 2018

2018-07-06 17:00 2018-07-15 23:00
Avenida da Liberdade | | Barcelos Avenida da Liberdade e Largo da Porta Nova
Entrada Livre

Os escritores Valter Hugo Mãe, Joana Amaral Dias e José Milhazes e o actor Ricardo Carriço são os cabeças de cartaz da 36ª Feira do Livro de Barcelos, que vai decorrer de 6 a 15 de julho, na Avenida da Liberdade e no Largo da Porta Nova. De salientar ainda a presença dos autores de canções e cantores António Manuel Ribeiro (UHF) e Sérgio Castro (TRABALHADORES DO COMÉRCIO).

A sessão inaugural contará com a presença de Fernando Baptista Pereira, Adjunto do Ministro da Cultura, que falará sobre “Os Arquitetos Ventura Terra e Raul Lino - pioneiros da modernidade em Portugal”. Aliás, o arquiteto Ventura Terra (1866-1919), vereador republicano da Câmara Municipal de Lisboa e, cujo centenário da morte se comemora em Abril do próximo ano, vai ser objeto de uma atenção muito especial, com a realização de uma tertúlia, nesse mesmo dia, pelas 21h00, subordinada ao tema “Miguel Ventura Terra: o arquiteto da República”, moderada por Fernando Miguel e que contará com a presença de, além daquele professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, de José Pedro Tenreiro, Ana Marques e Margarida Acciaiuoli. Ainda sobre aquele arquiteto, que foi Prémio Valmor de Arquitetura (1903, 1906, 1909 e 1911), proceder-se-á ao lançamento do livro “Açor o Cão de Ventura Terra”, de Gisela Silva, no dia 8 de Julho, domingo, pelas 21h00, e com apresentação do já referido Fernando Miguel.

A 36ª Feira do Livro de Barcelos, que conta com a presença de mais de 90 editoras, que se fazem representar por 18 livreiros, distribuidores e alfarrabistas, ocupa uma vasta área da Avenida da Liberdade, com 171 metros de stands, funcionando das 17h00 às 24h00. Todos os dias haverá animação de rua pel’ “A Capoeira” – Companhia de Teatro de Barcelos sobre o tema da “Paz”. Sobre este mesmo tema, uma série de artistas plásticos realizarão pintura ao vivo, no dia 8 de julho, domingo, a partir das 10h00, no Largo da Porta Nova.

Um particular realce vai ser dado aos escritores barcelenses que estarão no recinto da feira, para sessões de autógrafos, a partir das 18 horas. Foram selecionados autores, a nível de literatura, com mais de uma obra publicada: Domingos da Calçada, Inês Faria, Rui Sousa Basto, Joana Luísa Matos, Alberto Serra, Manuel José, António Magalhães, Avelino Mesquita, Fernando Pinheiro, Flávio Lopes da Silva, José Ilídio Torres, M. Branco de Matos, Frei Lopes Morgado, Evandro Morgado, José Pedro Lima Reis, Maria das Dores e Maria Isabel Cunha.

A este nível, assinale-se o lançamento do livro “Raimundo Canta Barcelos”, de Joana Luísa Matos (texto) e Susana Lima (ilustração), com apresentação de Cláudio Brochado, pelas 21h30, do dia 13 de Julho, sexta-feira. Trata-se de um livro de poesia dedicado ao público infantil e juvenil e que trata da História Medieval de Barcelos.

Ainda relacionado com Barcelos, vai realizar-se o lançamento do livro “A Virgem Peregrina em Barcelos”, organizado pela Paróquia de Santa Maria Maior, com apresentação de D. Francisco Senra, Arcebispo de Évora, no dia 15 de julho, domingo, pelas 17h30.

As crianças e os jovens também merecem uma atenção muito especial, com a realização do espetáculo musical “A Branca de Neve”, com a Companhia Rituais Dell Arte, pelas 19 horas, do dia 15 de julho, domingo, último dia do certame.

A nível de lançamento de livros, realizar-se-ão os seguintes: "Lavrenti Béria - um carrasco ao serviço de Estaline", de José Milhazes (jornalista da SIC), com apresentação de Sónia Sousa, no dia 6 de Julho, sexta-feira, pelas 22h00, “Sonhos Públicos”, de Joana Amaral Dias, com apresentação de Alberto Serra, no dia 7 de Julho, sábado, pelas 22h00, “Diabos, Diabruras, Demónios, Diabretes”, de Fernando C. Miguel, com cenas diabólicas, no dia 9 de Julho, segunda-feira, pelas 21h30 e “A Verdade de Cada Um”, de Marco António Reis sobre a vida do Top model, actor e cantor Ricardo Carriço, com apresentação de Paula Ribeiro, no dia 14 de julho, sábado, pelas 21h30. “Valter Hugo Mãe à conversa com Eduardo Figueiredo” abordará a vida e obra deste consagrado autor, cujo último livro “Publicação da Mortalidade” reúne a sua obra poética, no dia 15 de julho, domingo, pelas 21h30.

Mas há ainda a registar outros lançamentos de livros, “Gelosias ao Luar” (poesia), de Fernanda Santos, com apresentação de Mário Vale Lima, leituras de Armindo Cerqueira e música de Armando Caldas e Jorge Filipe, no dia 7 de julho, sábado, pelas 18h00, "Um Olhar Especial no Figurado", pelo CAO – APAC, com apresentação de Victor Pinho, no dia 12 de julho, quinta-feira, pelas 21h30, a que se seguirá um momento musical pelo Conservatório de Música de Barcelos e “Educar olhando em Frente: orientações para uma parentalidade (mais) consciente”, de Sameiro Araújo, com apresentação de Luís Santos e participação de Diogo Carlos (guitarra clássica), no dia 13 de julho, sexta-feira, pelas 18h00.

A nível de tertúlias e, para além da realizada sobre o arquiteto Ventura Terra, haverá ainda uma sobre António Ferro, escritor, jornalista e político, que, durante o Estado Novo, dirigiu o Secretariado da Propaganda Nacional (SPN). “ Margarida Acciaiuoli à conversa com Fernando Baptista Pereira”, assim se designa a tertúlia a realizar, no dia 7 de julho, sábado, pelas 21h00, e as tertúlias “As Artes na Sociedade Moderna”, com a participação de Bárbara Carvalho (Violinista Performer Freelancer), David Dias (Vocal Coach) e Joana Luísa Matos (escritora) e moderação de Victor Sá Pereira (Sá Vita), no dia 8 de julho, domingo, pelas 19h00 e “As Palavras e as Guitarras”, com António Manuel Ribeiro (UHF) e Sérgio Castro (TRABALHADORES DO COMÉRCIO), com moderação de José Fanha, no dia 11 de Julho, quarta-feira, pelas 21h30.

Também os recitais de poesia merecem um especial destaque. “Esticador de Horizontes” – recital de poesia do poeta brasileiro Manoel Barros, pelo Grupo “Haja Ânimo”, coordenado por Alberto Serra, no dia 10 de julho, terça-feira, pelas 21h30, “Expresso das Letras 2018”, pela Associação D’Improviso, no dia 14 de julho, sábado, pelas 22h30 e “Nocturno a duas Vozes”, um recital de homenagem a Eugénio de Andrade, com Rui Fernandes (saxofone) e Alberto Serra (seleção de poemas e voz), no dia 15 de julho, domingo, pelas 22h30.

A música também não foi esquecida. Assim, no dia da abertura do certame, dia 6 de julho, pelas 23h00, realizar-se-á o espetáculo muscial “Telmo Pires - Ser Fado” e, no dia seguinte, à mesma hora, será a vez de Beni Mizrahi & The Soulbenders. No dia 8 de julho, domingo, pelas 22 horas, “Street Art”, um espetáculo musical com Arts Academy de Barcelos. No dia 13 de julho, sexta-feira, pelas 22h30, um espetáculo musical com Daniel Pereira Cristo e, no dia seguinte, sábado, pelas 18h00, um concerto pelas Guitarras de Manhente.

A nível do programa infantil e juvenil, registe-se a presença dos escritores Pedro Seromenho, no dia 6 de julho, sexta-feira pelas 17h00, de Zetho Gonçalves, escritor angolano, no dia 10 de julho, terça-feira, pelas 21h30, e de José Fanha, no dia 12 de julho, quinta-feira, pelas 21h30.

Destaque ainda para a apresentação do livro “Sinfonia de Sonho”, da escritora barcelense Conceição Carvalho (texto) e Sílvia Teixeira (ilustração), com animação da atriz Inácia Cruz, no dia 13 de julho, sexta-feira, pelas 21h30.

Haverá ainda pinturas faciais, teatro, ateliês e leituras encenadas, além dos habituais cantinho da leitura, jogos didáticos, mural de pintura e desenhos para colorir.

O programa infantil e juvenil encerra com um momento de showcasing/conversa com nutricionista pela Companhia Rituais dell Arte, no dia 15 de julho, domingo, pelas 21h30.


41.532191375596156,-8.619461278320273

MÚSICA NO SALÃO 2018

2018-01-07 21:30

Valorizando o património musical, a Câmara Municipal de Barcelos promove um ciclo de concertos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, intitulado ...