Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Ferramentas Pessoais

ENCONTROS DA IMAGEM | Exposição Catherine Balet

2018-09-21 2018-10-28 00:10
Teatro Gil Vicente | | Barcelos
Entrada Livre

Strangers in the Light

Esta série fotográfica é a uma exploração da complexa relação entre o homem e a tecnologia nos diversos campos da vida. Refere-se às novas posturas das figuras contemporâneas conectadas e absorvidas pela luz branca digital, e à forma como os telemóveis criam uma nova abordagem à rápida e leve fotografia móvel, criando a sua própria estética e afetando a nossa cultura visual.

As fotos desta série são iluminadas exclusivamente com luz de dispositivos, intensificando a sensação de chiaroscuro do século XXI. Este brilho tecnológico cria uma estética que sugere ligações às pinturas clássicas e aos antigos mestres desta disciplina Investiga uma reflexão sobre a futura histórica que foi imposta pela invenção dos dispositivos. Questiona a capacidade de omnipresença que a tecnologia oferece, abrindo-se a um novo espaço de tempo numa realidade condensada algures entre o passado, presente e futuro, e onde a rapidez se tornou prioridade, alterando a abordagem ao tempo e à memória.

“Strangers in the Light” é uma série de 70 fotografias que foi publicada em formato livro pela editora Seidl em 2013

 

Biografia

 

Catherine Balet formou-se na Escola de Belas Artes de Paris e trabalhou como pintora, antes de voltar para a fotografia com uma abordagem artística às questões sociológicas. O seu trabalho questiona a transformação da sociedade e a busca da identidade, ligando as suas imagens a referencias de culturas do passado. Expôs internacionalmente e recebeu inúmeros prémios. As suas publicações incluem “Identity” (Steidl) e “Stangers in the Light” (Steidl). É representada pela galeria Polka. Reside atualmente em Paris.


41.52963882932862,-8.621851745992899