Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Ferramentas Pessoais

Dia Internacional da Biodiversidade

2018-05-22 14:00 18:00
Casa da Azenha | | Barcelos
Entrada Livre

Workshop “Construção de Abrigos para Fauna Silvestre”

 

No próximo dia 22 de maio comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade proclamado pelas Nações Unidas com o objetivo de aumentar o grau de consciencialização e conhecimentos acerca da BIODIVERSIDADE.

E o que é a Biodiversidade? Existem três elementos principais que em conjunto definem o que é a biodiversidade. São eles:

- os diferentes tipos de espécies que vivem na Terra – incluindo animais, plantas, vegetais, fungos, algas, bactérias e até vírus;

- as diferenças entre indivíduos da mesma espécie – tamanho, forma e cor;

- os diferentes ecossistemas – por exemplo, oceanos, florestas ou recifes de coral – e as espécies que neles vivem, bem como as respectivas interacções.

Os registos atuais indicam a existência de cerca de 1,9 milhões de espécies vivas diferentes na Terra, mas o número real poderá ser certamente muito superior. Muitas dessas espécies são microscópicas e vivem nas profundezas do subsolo ou nos oceanos, outras, simplesmente, ainda não foram descobertas.

O Município de Barcelos, irá assinalar da data com um workshop de “Construção de Abrigos para Fauna Silvestre”, na Casa da Azenha (junto à ponte medieval), no dia 22 de maio  das 14h00 às 18h00.

A atividade, com a duração de 4 horas, é destinada à População em Geral e será constituída por uma componente prática e uma teórica, na qual será realizada uma breve introdução à avifauna da região, uma apresentação das espécies-alvo para o abrigo e as suas maiores ameaças, bem como uma introdução ao material técnico para a construção dos abrigos de fauna. Na componente prática serão construídos abrigos de fauna para aves e morcegos.

 

A participação é gratuita mas com  inscrição obrigatória, através do email: gambiente@cm-barcelos.pt, limitada a 20 participantes, com os seguintes dados: nome, morada e contacto telefónico.


41.52786661317114,-8.622362203896046

Passeios Interpretativos "Descobrir a Floresta"

2017-10-26 10:00

A atividade consiste num passeio interpretativo pelo Monte da Franqueira e pretende estimular e sensibilizar os alunos para a proteção e conservação ...

Passeios Interpretativos "Descobrir o Rio"

2017-10-26 10:00

A atividade consiste num passeio interpretativo pela Zona Ribeirinha do rio Cávado de forma a identificar espécies de fauna e flora características ...

Feira Quinzenal Produtos Biológicos

2018-01-01 09:00

PRODUTOS BIOLÓGICOS